quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Estado americano testa voto pelo iPad

O Oregon, Estado norte-americano, testou o uso do iPad para votação na eleição desta última terça-feira, 8 de novembro. Cinco condados usaram o tablet da Apple para escolha dos integrantes de vários cargos públicos em diferentes níveis de governo, segundo informações do G1.

Nos locais de votação, o iPad foi usado para atender eleitores com deficiência. Quem não pode ir até o local recebeu a visita de uma equipe munida do equipamento, como asilos e centros comunitários.

Com o tablet, o eleitor apenas tocava na tela e escolhia o candidato. Aqueles com problemas de visão puderam ainda aumentar o tamanho das letras e mudar as cores da tela. Após o voto, a confirmação saia impressa em uma impressora conectada ao equipamento ou por meio do envio via correio.



A decisão de usar iPads foi em decorrência do equipamento usado para votação dos idosos, dois notebooks velhos, estarem praticamente inutilizáveis. Se o projeto do iPad funcionar nessas eleições, o serviço será implantando em todo o Estado.

O Estado de Oregom investiu US$ 75 mil para desenvolver o programa e a Apple doou cinco iPads para a realização dos testes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário